pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

21.10.20
|
Pacto Global da ONU sugere metas sustentáveis ao setor elétrico
Fonte: Energia Hoje - 19.10.2020
São Paulo – A Rede Brasil do Pacto Global da ONU divulgou um estudo com sugestões de metas e indicadores relacionados à integração dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) à estratégia de negócios das empresas do setor elétrico.

Com relação ao ODS 7 (energia acessível e limpa), a iniciativa formada pelas entidades definiu como meta assegurar o acesso universal, confiável, moderno e a preços acessíveis a serviços de energia até 2030. “Apesar de 99,8% dos brasileiros terem disponibilidade de energia elétrica, o restante (quase um milhão de pessoas) vive em áreas remotas, e ainda depende da energia gerada por lenha ou combustíveis fósseis”, diz o documento.

Outra meta estabelecida é, até 2030, manter elevada a participação de energias renováveis na matriz energética nacional, passando de 46,1% de participação em 2019 para 48% em 2025. E também aumentar a taxa de melhoria da eficiência energética da economia brasileira. Tendo como base uma eficiência elétrica de 2.149 GWh em 2019, o objetivo a ser perseguido é contribuir com a obtenção de 5% de ganhos em eficiência elétrica até 2030.

Com relação ao ODS 8 (trabalho decente e crescimento econômico) as metas sugeridas são: fomentar estratégias/iniciativas para contratação de micro, pequenas e médias empresas, ampliando a participação dessas empresas na cadeia de valor. E zerar as ocorrências de mortes de colaboradores próprios e terceiros decorrentes do trabalho no setor elétrico. No ano passado, 28 mortes foram registradas.

No que tange ao ODS 9 (indústria, inovação e infraestrutura), a iniciativa sugere que, até 2025, sejam realizados diagnósticos socioeconômicos nas comunidades tradicionais impactadas pelas operações do setor elétrico para subsidiar a implementação de projetos voluntários. E também que seja atingida, até 2030, a marca de ao menos 80 mil eletropostos públicos instalados no país. Em 2019, havia 913 eletropostos públicos.

Para conhecer as demais metas propostas e indicadores, acesso o estudo completo aqui.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas