pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

05.10.20
|
4 ideias para iluminar ruas com eficiência e segurança
Fonte: Estadão.com - 04.10.2020

São Paulo - A iluminação das ruas ajuda a evitar acidentes em meios-fios, buracos e irregularidades e pode reduzir a ocorrência de crimes. Um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) demonstrou que ela também tem impacto significativo na queda da taxa de assassinatos em vias públicas.

Além disso, a luminosidade noturna torna a cidade mais atraente, criando elos entre espaços urbanos e promovendo a sociabilidade. A ferramenta, portanto, pode ser utilizada para melhorar o design de espaços públicos e fortalecer o bem-estar das pessoas.

Todavia, a iluminação pública gera uma despesa considerável para os cofres públicos, especialmente quando recursos são mal utilizados, como luzes ligadas durante o dia. Uma gestão eficiente permite diminuir o consumo energético com a utilização de tecnologias para eliminar o desperdício, identificar os espaços urbanos com déficit de pontos de luz e corrigir áreas sem visibilidade.

Conheça quatro ideias para iluminar as ruas com eficiência e segurança.

1. Ilumine de forma estratégica

As regiões de uma cidade têm necessidades diferentes, portanto, o planejamento da iluminação deve ser realizado de forma estratégica e adaptada para cada local. Pesquisas de campo são fundamentais para que o gestor público identifique quais pontos precisam ser iluminados e de que maneira isso deve ser feito.

A avaliação deve subsidiar decisões importantes, como a definição do espaçamento e a posição de postes, sinais e pontos de iluminação pública.

2. Monitore constantemente

Falhas, como luzes apagadas durante a noite ou acesas durante o dia, são comuns nas ruas de qualquer cidade. Para evitar esses problemas, é necessário realizar monitoramento constante do serviço de iluminação pública, o que pode ser feito com dispositivos tecnológicos, presença de equipes de manutenção em campo e até ajuda da população.

Um sistema de monitoramento inteligente por meio de sensores permite identificar a luz do dia para acender ou apagar os postes de forma automática ou remota. Essa ferramenta pode, ainda, identificar excesso de consumo em determinados pontos e indicar quando uma lâmpada está próxima do fim de sua vida útil.

Além disso, estabelecer canais de comunicação com a população pode ampliar a fiscalização para corrigir eventuais defeitos. Funcionários comprometidos e proativos são fundamentais para verificar a ocorrência de problemas e garantir a troca, em tempo hábil, de lâmpadas queimadas, fiações e outros itens que possam estar danificados.

3. Use lâmpadas adequadas

A iluminação pública com lâmpadas de alta pressão que produzem luz a partir de reações químicas vem sendo substituída por tecnologias mais eficientes. Lâmpadas de LED consomem menos energia, têm maior durabilidade e agridem menos o meio ambiente.

4. Considere a sustentabilidade na escolha das fontes energéticas

Pequenas placas de captação de luz solar instaladas em postes podem acumular energia elétrica durante o dia para ser utilizada durante a noite, reduzindo a conta da iluminação pública da cidade. Mas existem propostas mais ousadas para o uso de fontes sustentáveis de energia.

Sydney, na Austrália, por exemplo, fechou um contrato com uma empresa de gestão de eletricidade para fornecer toda a energia elétrica usada pelo poder público a partir de fazendas de energias renováveis, promovendo envolvimento da comunidade e geração de empregos.

Fonte: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Fundação Getulio Vargas (FGV), O Setor Elétrico, Glight, Sovis, Iluminim

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas