pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

01.07.22
|
PEE da Coelba renova sistema de iluminação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
Fonte: Procel Info - 30.06.2022
Bahia - Contribuindo para a sustentabilidade e economia financeira da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), a Neoenergia Coelba concluiu a substituição de aproximadamente 10 mil lâmpadas nos campi da instituição de ensino. Agora, as unidades contam com luminárias de LED, que possuem a tecnologia mais inovadora do mundo no mercado de iluminação.

A iniciativa faz parte do Projeto de Eficientização de Edificações, executado com recursos oriundos do Programa de Eficiência Energética (PEE), que é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O objetivo é gerar uma economia de cerca de 40% no sistema de iluminação contemplado com ação de retrofit, além de estimular o consumo consciente de energia elétrica.

“As lâmpadas LED, além de serem menos nocivas ao meio ambiente, são mais duradouras e econômicas, permitindo uma sobra econômica que pode ser revertida em investimentos para os estudantes. Aliado a isso, quem frequenta o campus também poderá perceber uma maior sensação de segurança, devido à iluminação das lâmpadas”, explicou a gerente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas.

No total, foram substituídas 9.494 lâmpadas em ambientes internos, como salas e corredores, e 221 pontos de iluminação pública, em vias que ficam dentro da universidade. A eficientização dos prédios da instituição deve gerar uma economia de cerca de 360 MWh/ano e uma redução de demanda na ponta de 81,9 kW no sistema elétrico.

O uso de lâmpadas LED traz uma série de benefícios, além de gerar economia de energia. Elas possuem maior vida útil, com duração de aproximadamente 25 mil horas, enquanto as lâmpadas fluorescentes duram 15 mil horas. A tecnologia também causa menos impacto ambiental. O LED não possui elementos tóxicos na sua composição, ao contrário das lâmpadas fluorescentes, que possuem mercúrio, gerador de resíduos prejudiciais ao meio ambiente quando estas são descartadas de maneira irregular em rios e aterros.

“A UEFS está cada dia mais linda! Com um sistema de iluminação renovada e sustentável, toda a comunidade se beneficia e desfruta de seus benefícios e bem estar. E esse é o nosso objetivo: promover serviço público de excelência, ampliar suas ações com sustentabilidade e contribuir ao bem estar de sua comunidade”, afirmou a professora Amali Mussi, reitora em exercício.

*Procel Info com informações da Neoenergia Coelba
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas