Minas Gerais – Com o objetivo de oferecer orientação sobre o uso sustentável da energia elétrica para cerca de 300 mil alunos da rede pública estadual, a Cemig está levando, por meio do Projeto Cemig nas Escolas, suas equipes a mais de 100 município mineiros somente este ano. E chegou a vez de Barbacena, na Região da Mantiqueira, receber o projeto, que oferece um ciclo de palestras itinerantes que tem, como diferencial, unidades móveis e tendas tecnológicas equipadas com jogos interativos de eficiência energética que levam, ao mesmo tempo, conhecimento e diversão abordando o tema energia elétrica.
As atividades na cidade estarão disponíveis em Barbacena para estudantes e população em dois endereços: do dia 16 até 21 de maio na Praça dos Andradas, no Centro da cidade, e do dia 23 a 26 de maio na Praça Santo Antônio, no bairro Santo Antônio.
O Cemig nas Escolas integra as ações do Programa de Eficiência Energética da companhia, e busca, principalmente, a disseminação de hábitos que contribuem para a redução do desperdício de energia elétrica. Para promover essa transformação, a iniciativa ocorre em duas etapas: conscientização dos alunos por meio de palestras e a visitação ao circuito de eficiência energética formado pela tenda e unidade móvel – sendo este circuito aberto ao público em geral.
Segundo o gerente de eficiência energética da Cemig, Ronaldo Lucas Queiroz, o projeto nasce com o intuito de transformar a relação de alunos e comunidade com a energia, mostrando que é possível manter o conforto e eliminar, ao mesmo tempo, o desperdício desse recurso. “Queremos levar aos nossos clientes informações para o uso sustentável da energia, e entendemos que experiências interativas e inovadoras reforçam esse conceito”, afirma.
Jogos interativos e eficiência energéticaO circuito de eficiência energética contempla uma tenda tecnológica com 4 jogos interativos, com destaque para o de realidade virtual, e uma unidade móvel (caminhão) que, em seu interior, recebe o
escape room. Nesse jogo, que simula uma casa e equipamentos eletrodomésticos, os participantes deverão solucionar desafios para tornar o ambiente mais eficiente. As atividades do circuito de eficiência energética estarão disponíveis ao público dos locais visitados. Ao longo da execução do Cemig nas Escolas, serão mais de 100 municípios e 300 mil alunos beneficiados, sendo investidos aproximadamente R$ 12 milhões para a realização da iniciativa.
Educação e Programa de Eficiência EnergéticaO Programa de Eficiência Energética da Cemig é regulado pela Aneel e tem como objetivo aplicar, conforme legislação, o percentual estabelecido da receita operacional da companhia em ações que promovem o uso racional da energia elétrica e a redução do desperdício desse recurso com foco na sustentabilidade.
Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.