pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

09.12.20
|
Piauí assina contratos da PPP de miniusinas solares
Fonte: Energia Hoje - 08.12.2020
Piauí – O governo do Piauí assinou na última segunda-feira (07/12) os contratos de 25 anos com as empresas vencedoras da licitação do projeto de parceria público-privada (PPP) que prevê a construção de oito miniusinas solares nas cidades de Caraúbas, Cabeceiras do Piauí, Curralinhos, Barras e Canto do Buriti. O objetivo do projeto, pioneiro no país, é garantir o abastecimento de energia elétrica de todos os órgãos da administração estadual e torná-los autossuficientes.

Três empresas venceram a licitação e ficarão responsáveis pela construção e operação das miniusinas: o Consórcio Energia Sustentável, composto por empresas de São Paulo e do Distrito Federal; a empresa goiana Brenge Par Engenharia e Participação; e o Consórcio Gm-Energia, composto por empresas de São Paulo e Pernambuco.

Cada uma das oito miniusinas de geração distribuída solar terá 5 MW de capacidade instalada. A previsão é que as plantas entrem em operação até o final de 2021.

De acordo com a Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc), responsável pelo projeto, essa PPP vai resultar em mais de R$ 150 milhões em investimentos e gerar uma economia mensal de 25% nos gastos do governo estadual com energia para abastecer os órgãos públicos. Isso significa uma economia de mais de R$ 10 milhões por ano nos gastos com energia elétrica.

As concessionárias ainda deverão implantar, em conjunto com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), o Núcleo de Formação e Pesquisa em Energias Renováveis, um espaço de pesquisa, formação técnica e de transformação educacional.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas