|
|
|  | Casos de Sucesso |
|
| |
Combate ao desperdício de energia elétrica em hotéis |  |
O Rafaim Palace Hotel, situado em Foz do Iguaçu, ofereceu suas instalações para execução de um projeto piloto destinado a melhorar a eficiência energética do segmento hoteleiro.
Em quase todas as dependências do hotel foram adotadas medidas de eficiência energética no sistema de iluminação e de refrigeração, e medidas administrativas que proporcionaram uma economia de energia elétrica substancialmente maior que a indicada no diagnóstico energético. No sistema de iluminação as lâmpadas incandescentes foram trocadas por compactas; no salão de eventos 50% foram desligadas para se chegar ao patamar de iluminamento de 200 lux, mais adequado ao ambiente.
O investimento, neste caso, foi de R$ 13.500,00 e a redução no consumo foi de 6.080 kWh/mes. No sistema de refrigeração, foi feita a limpeza dos filtros e regulagem dos termostatos, que reduziu o consumo em 3.427 kWh/mês; foi feita a desobstrução da saída do evaporador do sistema de ar condicionado central que reduziu 2.960 kWh/mês; e houve a troca da borracha de vedação do circuito friogênico que reduziu o consumo em 720 kWh/mês.
 | |
 | |
 | |   |
Item com arquivo disponível para usuários cadastrados e logados. Cadastre-se gratuitamente para acessar!
|  |
 |
|
|