pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Reportagens
Reportagens
voltar

Assunto: Revista Abrava - Abril 2022
02.06.22
|
É preciso investir em projeto, operação e manutenção eficientes
A arquitetura tem importância crucial, principalmente em relação às soluções de envoltória integradas com soluções passivas

Por João Pimenta*

São Paulo - Em uma edificação energeticamente eficiente, o consumo de energia para manter as atividades às quais a edificação se destina é o menor possível, graças não apenas ao uso de processos com eficiência elevada, mas, também, devido à minimização da energia útil requerida nesses processos. Então, antes mesmo de investir em sistemas, equipamentos e componentes de alta eficiência energética, é necessário investir em projeto, operação e manutenção eficientes.

Em relação ao projeto, a arquitetura tem importância crucial, principalmente em relação às soluções de envoltória integradas com soluções passivas. Na operação das instalações prediais, estratégias e técnicas de controle eficazes devem ser implementadas para manter a operação ótima dos diferentes processos.

Quanto à manutenção, devem ser adotadas estratégias preditivas que maximizem a disponibilidade em consonância com a eficiência energética.

Do ponto de vista dos sistemas de AVAC-R essas medidas contribuem para manter uma eficiência térmica adequada, mas não dispensam a realização de projetos de engenharia que incorporem soluções eficazes. Em relação a isso, além de componentes e equipamentos de alto desempenho é importante investir em soluções ativas de baixa intensidade energética.

Em relação às soluções mais eficientes, as alternativas são diversas. Um estudo realizado pelo DOE (Departamento de Energia estadunidense) em 2002 elencou um conjunto de 15 tecnologias de maior relevância em termos de seu potencial de economia de energia, entre estas destacam-se:

– Sistema dedicados de ar exterior (DOAS),

– Superfícies radiantes e vigas frias, e

– Equipamentos de recuperação energética.

Clique no link abaixo e leia a reportagem na íntegra
Revista Abrava Abril 2022.pdf
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas