pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Reportagens
Reportagens
voltar

Assunto: Revista CREA-PR_Março/Abril 2022
30.05.22
|
Certificações na construção civil
Com construções mais sustentáveis, profissionais precisam estar atentos às novidades e buscar conhecimento

Paraná - A construção civil é parte importante no processo de busca de sustentabilidade com colaboração significativa na descarbonização do planeta. “Hoje, os edifícios respondem por quase 40% das emissões globais, e a construção em todo o mundo não está diminuindo: o equivalente a Paris é adicionado em espaço físico a cada cinco dias e, até 2060, espera-se que o estoque atual de edifícios dobre. Se continuarmos construindo edifícios da mesma forma, a contribuição do setor para as emissões globais será de cerca de 50% até 2050, em comparação com os níveis de 2015”, alerta documento do Green Building Council (GBC), que participou da COP26 para posicionamento da certificação LEED, uma das mais adotadas no Brasil. A COP26 aconteceu no ano passado, em Glasglow, Escócia.

O Engenheiro Ambiental João Vitor Gallo destaca os vários benefícios, além dos ambientais. “Quando falamos de sustentabilidade na construção civil, o que se busca é performance, otimização de processos, economia de materiais, eficiência de equipamentos e sistemas. Isto desde a parte construtiva até toda a tecnologia embarcada em um edifício”, destaca.

A GBC também destaca benefícios: “sabemos que os edifícios melhores são uma solução climática prontamente disponível: temos as tecnologias; as melhorias se pagam em custos reduzidos de energia e água, bem como vantagens mais difíceis de monetizar, como melhor saúde e produtividade; e edifícios sustentáveis também resistem melhor a condições climáticas extremas, para manter as operações e reduzir os riscos”, afirma a entidade.

Segundo o engenheiro, quando se fala em certificação de sustentabilidade na construção civil, a mais amplamente difundida é o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), ferramenta que aborda a edificação por inteiro, desde o projeto até a construção final e a manutenção.

Mas existem muitos selos e certificações como o AQUA-HQE, Selo Casa Azul e Procel Efifica, certificação EDGE, entre outras.

“Construímos prédios de forma similar há muito tempo com pouca evolução, melhorando, mas ainda de forma muito lenta. Então quando falamos em sustentabilidade pensamos em edifícios planejados desde o início para performance térmica, lumínica e acústica”, evidencia.
Clique no link abaixo e leia a reportagem na íntegra
Revista CREA - PR Março_Abril 2022.pdf
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas